1VIVÊNCIA GRUPAL: DORES E DEFESAS DA CRIANÇA DENTRO DE MIM.
PROGRAMA:
· Vivência grupal utilizando o psicodrama interno: Tema: dores e defesas da criança dentro de mim. · Compartilhamento da experiência vivenciada. · Processamento teórico utilizando power point e destacando o trabalho com criança interna e os mecanismos de defesa narcísicos e bordelines, comumente utilizados.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
1. Aparelho de som para tocar um cd.
2- Data-show.

BIBLIOGRAFIA:

1. Cukier, Rosa - "Psicodrama Bipessoal: sua técnica, seu paciente, seu terapeuta" - Editora Ágora, 1992.
2. Cukier, Rosa - "Sobrevivência Emocional" - as dores da infância revividas no drama adulto - Editora Ágora, 1998.
2 PASSOS PARA UMA DRAMATIZAÇÃO BEM SUCEDIDA.
TEMA DO TRABALHO:
Passos para uma Dramatização bem Sucedida.

RESUMO DO CONTEÚDO ABORDADO:
  Neste trabalho a autora  mostra ,passo a passo, seu trabalho com o Psicodrama Bipessoal. Os seguintes itens são discutidos:

1-Entrevistas Iniciais.
2- Átomo Social.
3-Contrato de trabalho.
4- Enquadre Básico.
5- Aquecimento e Manutenção do Aquecimento num Enquadre Bipessoal.
6- Dramatização em Cena Aberta.
7- Da Cena Atual à Cena Regressiva.
8-Trabalho com A Criança Interna do Adulto.
9- Como finalizar uma dramatização e manejar o fim da sessão quando o tempo se esgotar no meio de uma dramatização.

METODOLOGIA:
Utilizarei jogos dramáticos, role-playing, e Power Point para expor material teórico.

TEMPO DE DURAÇÃO:
3 horas.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
1.Data show.
2.Sala com cadeiras móveis.
3 PSICODRAMA BIPESSOAL.
OBJETIVO:

Discutir as questões técnicas que se colocam em relação ao psicodrama bipessoal, mostrando a viabilidade e utilidade desta modalidade terapêutica.
Metodologia - utilizarei uma mescla de técnicas didáticas neste workshop: exposição teórica, vivências dirigidas por mim e pelos próprios alunos, além da supervisão de casos clínicos.

PROGRAMA:
1- O que é o Psicodrama Bipessoal - Exposição Teórica.

· Enquadre Básico- Exposição Teórica.
· Aquecimento - vivência auto - dirigida ¾ Os alunos distribuirão as diferentes técnicas de aquecimento entre si e escolherão um exemplo prático para mostrá-las ao grupo.
· Dramatização.
· Técnicas Clássicas - 5 alunos serão pacientes e escolherão 5 diretores. Cada par exemplificará uma das técnicas clássicas.
· Dramatização em cena aberta - Supervisão autodirigida - alunos trarão situações reais de consultório.
· Psicodrama Interno - breve exposição teórica e vivência .( Rosa vai dirigir jogo - Situação inacabada utilizando psicodrama interno).
· Trabalho com sonhos - breve exposição.
· Trabalho com Imagens - vivência auto - dirigida - um aluno dirigirá o outro na montagem de uma escultura sobre sentimentos no papel profissional.
· Jogos Dramáticos - breve exposição teórica.
· Tarefa: os alunos lerão as fichas técnicas dos jogos e Rosa responderá eventuais perguntas.
· Ou Rosa dirigirá um átomo social.
· Vivência : Rosa dirigirá vivência com o jogo de personagens do Dr. Bustos, focando nas cenas temidas no papel profissional.
· O Compartilhar - breve exposição.
· Avaliação do workshop.

TEMPO DE DURAÇÃO:

6 HORAS.

RECURSOS NECESSÁRIOS:

1. Data-Show.
2. sala com cadeiras flexíveis.

BIBLIOGRAFIA:

1. Castello de Almeida, Wilson: Lições de Psicodrama, Editora Agora,1988.
2. Cukier, Rosa - "Psicodrama Bipessoal: sua técnica, seu paciente, seu terapeuta"- Editora Ágora, 1992.
3. Cukier, Rosa - "Sobrevivência Emocional: as dores da infância revividas no drama adulto"- Editora Ágora, 1998.
4. Fonseca,José:"Psicoterapia da Relação: elementos do psicodrama contemporâneo"Editora Agora,2000.
5. Leventon, Eva. "Psicodrama para o clínico tímido"- São Paulo, Manole, 1979, cap. III, p.19. precisa Xerocar, edição esgotada).
6. Perazzo, S.,"Percurso Transferencial e Reparação", Revista Temas, ano XVII, nº 32--33, pp. 127-148.
7. Poblacio, Pablo e Lopes Barbera, Elisa: A escultura na psicoterapia, Editora Agora, 1999.
4PSICODRAMA DA HUMANIDADE:UTOPIA, SERÁ?
SUMÁRIO DO TRABALHO:
Os conflitos étnicos se alastram e perpetuam no mundo todo e foram tema do Congresso Internacional de Psicoterapia de Grupo em 1998, Londres. O presente trabalho sociodramático visa investigar a presença deste tipo de choque inter-cultural, entre nós, brasileiros, visto que o Brasil é um país multiétnico constituído a partir da imigração de várias culturas.

METODOLOGIA:

Utilizarei as técnicas sócio- psicodramáticas para, senão pretensiosamente" tratar a Humanidade, como almejava Jacob Levy Moreno, pelo menos conseguir delinear:
a- a sabedoria e o orgulho que carregamos destas nossas pequenas culturas privadas;
b- cenas de humilhação e vergonha associadas a esta pertinência étnica;
c- o que aprendemos e decidimos nestas situações conflitivas e, finalmente.
d- como reparar estas dores étnicas para evitar comportamentos de vingança e retaliação danosos a todos.

MATERIAL NECESSÁRIO:
Sala grande sem cadeiras removíveis, que permita a circulação das pessoas.
Um retro-projetor.

TEMPO DE DURAÇÃO:
2 horas.
5VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: REPERCURSÕES PESSOAIS E FAMILIARES.
OBJETIVO:

Discutir o tema violência doméstica, sua incidência, prevalência e conseqüências inter e multigeracionais.
Destacar a questão do abuso infantil, propondo o trabalho com a criança interna dos adultos para lidar com as defesas erigidas nestas situações.
Descrever a defesa"narcísica- borderline" muito comum na atualidade.
Propor o psicodrama como abordagem teórica -prática para respeitosamente trabalhar com pacientes abusados.

METODOLOGIA:

Utilizarei uma mescla de técnicas didáticas neste workshop: exposição teórica com a utilização de transparências, vivências dirigidas por mim e pelos próprios alunos, psicodrama de grupo, com protagonistas espontâneos. Além da supervisão de casos clínicos.

DURAÇÃO:

Sexta-feira 4 horas; Sábado 6 horas.

MATERIAL NECESSÁRIO:
Data-Show e aparelho de som para CD.

BIBLIOGRAFIA:

Cukier, Rosa - "Psicodrama Bipessoal: sua técnica, seu paciente, seu terapeuta" - Editora Ágora, 1992.
Cukier, Rosa - "Sobrevivência Emocional- as dores da infância revividas no drama adulto" - Editora Ágora, 1998.
Perazzo, S., "Percurso Transferencial e Reparação", Revista Temas, ano XVII, nº 32-33, pp. 127-148.
Leventon, Eva. "Psicodrama para o clínico tímido" - São Paulo, Manole, 1979, cap. III, p.19. (precisa Xerocar, edição esgotada).
Lowen, A . - "Narcisismo" - Editora Cultrix, 1983, São Paulo.
6FADIGA DA COMPAIXÃO, BURNOUT, FADIGA DO PSICOTERAPEUTA E ABUSO PROFISSIONAL.
SUMÁRIO:

O objetivo deste trabalho é discutir a insalubridade das profissões de"ajuda ao outro"e a relação entre o estresse do terapeuta e o abuso profissional. A autora questiona se a escolha da profissão é realmente uma escolha ou um destino anunciado desde a infância, através das disfuncionalidades da família primária do psicoterapeuta. São também discutidas outras forças sistêmicas que atuam sobre os profissionais destas áreas, tais como: pressões advindas do cliente e de sua patologia, condições adversas de trabalho, má inserção sociométrica do profissional, demandas de afeto e atenção da família atual, pressões da família de origem, etc. A necessidade do psicoterapeuta advogar em causa própria e cuidar bem de si mesmo é enfatizada enquanto condição"si ne qua non"para realmente"ajudar o outro".

METODOLOGIA:

Pretendo fazer uma rápida vivência para sensibilizar os colegas sobre o tema em questão. Depois, através de transparências, apresentar e discutir o tema.

Nº DE PESSOAS:

Ilimitado.

RECURSOS NECESSÁRIOS:

1- Data-show.
2-Sala com cadeiras flexíveis.

DURAÇÃO:

3 horas.
7CONTROLE SUA RAIVA ANTES QUE ELA CONTROLE SUA VIDA!
1- Objetivo

Propiciar um compartilhar dramático sobre a  expressão de sentimentos de raiva. Fisiológicamente a raiva é um sentimento normal e impossível de ser evitado. Ele  sinaliza que algo nos desagrada, é injusto, desigual e queremos uma mudança na situação . Se entretanto não podemos deixar de sentir raiva, podemos sim controlar sua expressão, evitando excessos desnecessários, muitas vezes abusivos e desproporcionais às situações e que nos levam, frequentemente a magoar pessoas que amamos e , até mesmo rompermos vínculos importantes.

 
2-Metodologia 

  • vivência dirigida por mim sobre as diferentes formas de expressar os sentimentos de raiva.
  • breve exposição teórica sobre um texto do Dr. Adam Blatner sobre como treinar diferentes formas de jogar o papel discordante.

 
3- Material necessário:

Sala grande e data show.
8PSICOSOCIODRAMA DA INVEJA: ATIRE A PRIMEIRA PEDRA SE VOCÊ PUDER!
A inveja é um fenômeno humano universal e atemporal. Faz parte da estrutura do psiquismo humano e atua sobre a cultura humana e a organização social. Ela é um dos maiores tabus da humanidade, talvez apenas equivalente à sexualidade no sec.XIX.Proibida pela Bíblia, como pecado capital, é um sentimento que tem que ser mantido escondido, o que torna o seu estudo difícil e indireto. Iminência parda detrás de ideologias que pregam a igualdade, a inveja tem, historicamente, motivado crimes, políticas e revoluções.Pois bem, diferentes todos somos, há que aprender a lidar com estas diferenças. Será que isto é possível? Como se aprende a lidar com as diferenças? Como se convive melhor com a injustiça primordial da existência humana? O que fazer quando eu sinto inveja? Como lidar com a inveja alheia? Será que eu provoquei a inveja alheia? Quem me inveja pode me fazer mal, o famoso "olho gordo”? Estas são as questões que me motivam a pesquisar este tema. Por isso também proponho o Psicosociodrama DA Inveja, na esperança de não calarmos sobre temas vergonhosos, mas, pelo contrário, percorrermos, respeitosamente irmanados, este árido caminho.

Nº de pessoas:

Ilimitado.

Material Necessário:
1- Aparelho de audio para CD.

2- Data-show.

Duração:
2 horas e 1/2.