LIVROS

Livros é a sessão do site de Rosa Cukier que oferece a venda dos seus livros, em Português, Inglês e Espanhol. São 3 livros :

r3

 PSICODRAMA BIPESSOAL: SUA TÉCNICA, SEU TERAPEUTA E SEU CLIENTE.

      Seguindo as fases do psicodrama moreniano, do aquecimento ao compartilhar, Rosa descreve, através de fichas sintéticas, uma grande quantidade de técnicas. Além de clarear as consignas, ilustra cada ficha-síntese com extratos de sessões, revelando porque escolheu esta e não outra técnica. É nesse desvendar do pensamento clínico da terapeuta que o livro ganha em espontaneidade e criatividade, revelando que o terapeuta, mesmo o que já tem experiência, às vezes se engana, às vezes não sabe como terminar sessões, ficando perdido sem saber para que lado ir.

      Dentre as técnicas descritas destacamos: 1- Técnicas Clássicas: duplo, espelho, inversão de papéis, solilóquio, maximização e concretização; 2- Dramatização em cena aberta; 3- Psicodrama Interno; 4- Trabalho com Sonhos; 5- Trabalho com Imagens ou Esculturas; 6- Jogo Dramático.

      Enfim este livro, como bem define a autora, não é um livro de “receitas psicodramáticas”, mas se propõe a oferecer dicas a terapeutas iniciantes e a resgatar a importância de uma modalidade terapêutica – o Psicodrama Bipessoal – que, apesar de ser muito utilizada em nosso meio, não tem sido suficientemente discutida.


 capa pequena sobrevivencia

 SOBREVIVÊNCIA EMOCIONAL: DORES DA INFÂNCIA REVIVIDAS NO DRAMA ADULTO.

      A partir da observação clínica de cenas nucleares que se repetem nas associações dos pacientes, a autora refere e relata a existência de uma “criança interna ferida” por trás dos dramas adultos. Descreve as necessidades básicas de sobrevivência do bebê humano, destacando uma necessidade relacional de dependência, que quando não satisfeita, acaba gerando sentimentos de desestima, vergonha e humilhação pessoais. Estes sentimentos estarão sempre no núcleo da personalidade, ainda que freqüentemente encobertos pelas defesas egóicas, sobretudo pela construção de um “Falso Self” adulto, bem sucedido.

     Os distúrbios narcísicos e borderlines são analisados, e a autora questiona o abuso de poder em todas as relações humanas, inclusive na relação terapêutica

capa palavrasVOCABULÁRIO DE CITAÇÕES DO PSICODRAMA, DA PSICOTERAPIA EM GRUPO, DO SOCIODRAMA E DA SOCIOMETRIA.

      Adentrar o trabalho de Jacob Levy Moreno pode ser uma grande aventura. Quem tem estudado seus textos sabe que neles se encontram grandes idéias em termos de inteligência, originalidade e criatividade, mas falta certa organização.

      É exatamente esta organização que melhor define a obra de Rosa Cukier, cujo nome ficará ligado ao de Moreno como intérprete eficaz. A autora faz mais de mil descrições conceituais, incluindo os termos e conceitos das obras originais. Cita , também, as páginas aonde cada conceito pode ser encontrado em Português, Inglês e Espanhol.

      Resultado de nove anos de pesquisa da autora e de uma simpática cooperação internacional , este livro é uma recompilação preceituosa das palavras de Jacob Levy Moreno e representa uma honra para o psicodrama brasileiro.